Arraial Fotográfico

Encontro Internacional de Fotógrafos - Sul da Bahia

Esse projeto visa divulgar a fotografia tradicional e contemporânea através de um movimento artístico-cultural integrando o Arraial d´Ajuda - Porto Seguro e seus visitantes as diversas manifestações imagéticas que vem sendo realizadas nesse nosso território de proporções continentais e conseqüentemente com uma variação de representações culturais gigantesca.O Arraial Fotográfico – Bienal de fotografia do Arraial D´Ajuda, acontece entre os meses de novembro e dezembro. Tendo sua primeira edição ocorrida em novembro de 2007.

Durante o festival teremos noites de projeção de fotografia concentradas em quatro diferentes propostas de produção de imagens: fotografia contemporânea/experimental, fotografia documental, fotografia e projetos sociais e novíssima fotografia. O último dia será o encerramento mostrando um pouco de cada técnica. As projeções serão itinerantes a passarão por outras localidades da Costa do Descobrimento, Extremo Sul da Bahia e Rio de Janeiro.


Receba as Notícias do Arraial Fotográfico por E-mail

Your email address:


Powered by FeedBlitz

sábado, 6 de dezembro de 2008

Arte contemporânea de Hugo Renout é destaque no Arraial Fotográfico


Hugo Renout exibe sua série: "O todo na Parte e a parte no todo", um sucesso!!!


Marianna Roballo e Dani Remião - Um brinde a exposição Amazônia no Arraial Fotográfico!!!


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Arraial d´Ajuda se reúne para Mostra Fotográfica no Centro de Cultura de Porto Seguro


O fotógrafo Carlos Rodrigues e os coordenadores do Centro de Cultura de Porto Seguro Carleone Filho e Miriam Silva, um brinde a exposição!

Fotógrafos reunidos na segunda Edição do Arraial Fotográfico

Da esquerda para a direita: Hugo Renout, Marianna Roballo, Graice Rosa, Barega Cangussú, Dani Remião, Eduardo Roballo.

PEQUENOS COMENTÁRIOS SOBRE A EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS “ARRAIAL FOTOGRÁFICO”

(5/12/08)

Numa cidade mercantilística como “Porseguro”, é difícil se fazer um evento cultural. Muito mais difícil ainda se fazer um de qualidade como a Exposição de Fotografias que foi feita na sexta passada no Centro de Cultura de “Porseguro”. Marianna Roballo e toda a equipe de produção têm que ser parabenizadas: não ficava devendo nada a nenhuma grande galeria do mundo (sim senhor, do mundo) fosse ela o MAM, MASP, MOMA, UFFIZI, LOUVRE ou a PINACOTECA DE MUNIQUE. Também não ficaria devendo nada a Armstrong, Bresson, Coda ou Sebastião Salgado. Eram fotografias para todos os gostos e caberiam em qualquer destes lugares.
Nas salas, fotografias artísticas e trabalhadas, onde a capacidade de criação e técnica do fotógrafo não tem limites, o que se via era uma técnica apuradíssima que às vezes saltava aos olhos dos menos avisados. O refinamento era latente para qualquer olhar que se fixasse em qualquer um dos trabalhos.
Na sala de fotografias indianas além do cromatismo de naturezas mortas, molduras desfocadas transformavam a arte em si em mais uma, podemos até dizer, quase transfigurando a arte em si.
A fotógrafa Marianna Roballo com um trabalho refinado em preto e branco, mostrou o quanto o olho e a sensibilidade podem, muitas vezes, se juntarem ou suplantarem as técnicas. No entanto, com muita técnica e uma fotografia sensitiva, aquela em que a gente sente na alma a sensibilidade do fotografo e do fotografado, Marianna Roballo mostra um tipo de solidão sem se ser solitário, deixando transparecer o quanto a introspecção é importante e tem vida. Acho que a técnica de Marianna está no olho e na maneira dela olhar.
As fotos de Dani Remião, por serem da Amazônia, só começam a chamar atenção depois que você começa a navegar nelas e notar que não são mais algumas fotos da Amazônia iguais às muitas que estamos acostumados a ver mostrando a exuberância das cores, mas sem vida. Ali, não. Vemos um olhar atento, arquitetônico, métrico, técnico, mas sobretudo, poético, tratando com o mesmo respeito a sombra e a luz, a cor e a não cor, chamando a atenção tanto para o seu azul morto-sombrio quanto para a sua tonalidade escura com muita vida, mostrando a sua competência com os contrastes, de um olhar selvagem, poético e doce. Pela grandeza e jovialidade que existem na sua obra a gente tem vontade de querer tocar e muitas vezes comer.
***Romeu Fontana é Historiador e nativo de Porto Seguro***

Lançamento do Arraial Fotográfico - 2ª Edição

O Lançamento do Arraial Fotográfico iluminou e coloriu o Centro de Cultura de Porto Seguro no dia 4 de dezembro. A 2ª Edição deste evento, organizado por Marianna Roballo, apresentoutrabalhos fotográficos muito interessantes: Uma série contendo 50 auto-retratos de diferentes artistas veio especialmente do Rio, enviada por Marco Antonio Portella, um dos idealizadores do event; oartista plástico Barega Cangussu mostrou algumas imagens que registroudurante sua viagem ao Marrocos com lindas molduras feitas pelosinternos da Casa Dia (centro de recuperação de dependentes químicos);a fotógrafa gaúcha Dani Remião expôs imagens da Amazônia e Hugo Renauttrouxe quadros grandes e pôsteres com mandalas e outras montagens comimagem digital estilo "caleidoscópio".Na sexta, dia 5, o evento prossegue com projeção de Foto Contemporâneano Ethnic (Rua do Mucugê, 300, Arraial d'Ajuda). Sábado é a Noite dosNovíssimo Autores da Fotografia na Choperia Xaxá (Rua do Mucugê, 301Arraial). Após as projeções em Arraial d'Ajuda haverá um bate-papo comos fotógrafos.Em Santo André, Marianna Roballo promove uma noite de projeçõesvariadas no IASA (Av. Beira-Rio), quinta-feira, dia 11, às 19h. Na próxima sexta, dia 12, a programação prossegue no Arraial d'Ajuda:com projeções variadas na Igreja d'Ajuda às 19h. Sábado, é Noite daFotografia Documental no Girassol (Rua do Mucugê, 290). O Evento itinerante fecha dia 14, domingo, com luau fotográfico no Espaço Santa Clara (Praia doMucugê Village). A Exposição conta com o apoio cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria Estadual de Cultura. A mostra fixa ficará em cartaz no Centro de Cultura de Porto Seguro até o dia 14 de dezembro. Arraial Fotográfico 2008.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Centro de Cultura de Porto Seguro será sede do movimento cultural Arraial Fotográfico entre os dias 04 e 14/12


Olá Fotógrafos. Informamos que este ano teremos como sede principal do nosso evento (sediando a mostra fixa) o Centro de Cultura de Porto Seguro - espaço público cedido pela FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia. As noites de projeções serão itinerantes e passarão pelos destinos mais interesantes e inusitados da costa do descobrimento.

Agradecemos o apoio da Coordenadora do Centro Cultural de Porto Seguro Miriam Silva e a todos os membros da Fundação em Salvador, principalmente ao diretor de artes visuais Dílson Midlej e sua assistente Priscila Lolata.

Acreditamos que esta parceria seja de grande importância para o Extremo Sul da Bahia! Que o axé baiano ilumine as lentes de todos os fotógrafos e parceiros do nosso Arraial!

Mais informações sobre ações Culturais na Bahia, visite o site:

http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arraial Fotográfico 2008 na Vila de Santo André, em Cabrália - Bahia.

Como em toda cidade pequena as notícias correm, e agora com a ajuda da internet essa rapidez fica ainda mais incrível, ficamos felizes em saber que a nossa amiga Olimpia Pacheco, residente de Santo André e fundadora do maravilhoso Cineclube Cajueiro já está divulgando nosso movimento cultural fotográfico com entusiasmo. Aproveitamos para avisar que o Arraial Fotográfico pretende ultrapassar as fronteiras "Arraianas" e já temos prevista a itinerância de nossoas exposições em Cabrália, mais precisamente no Instituto amigos de Santo André no dia 11/12, quinta-feira às 19:00 horas. O Endrereço é Av beira rio, s/n. Vila de Santo André. Cabrália - Bahia.

Mais notícias de Santo André no link abaixo:
http://www.redefurada.blogspot.com/

Oceano Vida Escondida no Arraial Fotográfico 2008.

Alberto Lindner (curador da Exposição Vida Escondida) é biólogo pela Universidade de São Paulo e doutor em biologia pela Duke University. Atualmente é pós-doutorando do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar), onde pesquisa a evolução de organismos marinhos. A exposição fotográfica Oceano: vida escondida apresenta imagens inéditas de corais, águas-vivas e outros organismos marinhos de rara beleza estética. Venha apreciar estes seres dificilmente vistos fora do meio científico no Arraial Fotográfico 2008.

O artista plástico Hugo Renout já confirmou sua participação no Arraial Fotográfico 2008.


Na edição de 2007, Hugo expôs a série Mandalas, este ano sua presença está confirmada com a série "O todo na parte e a parte no todo". Quem quiser conhecer um pouquinho da arte abstrata que Hugo produz à partir de fotografias desconstruídas visite o endereço abaixo: http://www.flickr.com/photos/hugorenout/ .

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Arraial Fotográfico 2008
Aos fotógrafos iniciantes, contemporâneos, documentais e de projetos sociais: estão abertas até o dia 25/11 para as inscrições para a Segundaedição do Arraial Fotográfico!

É aberta a temporada 2008 de encontros fotográficos no Sul da Bahia!
Após o sucesso do Arraial Fotográfico 2007, e o Arraial Fotográfico in Rio realizado na Galeria Ateliê da Imagem na Urca no Rio de Janeiro, o Arraial d´Ajuda - se prepara para promover a segunda edição do Arraial Fotográfico – Festival de Fotografia do Sul da Bahia, entre os dias 04 e 14 de dezembro
.

Mais uma vez, o Arraial Fotográfico prioriza a INCLUSÃO VISUAL como umadas importantes vertentes da fotografia, abrindo suas inscrições para fotógrafos que queiram expor seus trabalhos nas projeções por todo o Arraial d´Ajuda!
A ação cultural, idealizada pelos fotógrafos Marianna Roballo (BA) e Marco Antônio Portela (RJ) e organizada por um seleto grupo de fotógrafos e produtores culturais, prevê varais expositivos, oficinas fotográficas e mesas redondas sobre as mais variadas temáticas da fotografia e noites de projeções em telões, concentradas em quatro diferentes propostas de produção de imagens: fotografia experimental, fotografia documental, fotografia de projetos sociais e novíssima fotografia (para os novos autores).
Para participar envie de 10 à 15 fotografias no tamanho 1024 X 780 por 72 dpi´s, no formato de um ensaio com temática livre nas seguintes categorias: Novos Autores, Fotografia Contemporânea, Projetos Sociais (destinado a todos que aprenderam a fotografar em projetos de inclusão visual) ou Fotografia Documental.

O endereço para o envio é
arraialfotografico@gmail.com

Data limite de recebimento de fotos: 25 de novembro de 2008.
Informações: Marianna Roballo
73-9973-5051

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Edital Geral para Arraial Fotográfico 2008

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Arraial Fotográfico – Encontro de Fotógrafos do Sul da Bahia. Participe das noites de projeção do ARRAIAL FOTOGRÁFICO enviando de 5 à 10 fotografias no formato 1024 X 780 por 72 dpi´s para o e-mail arraialfotografico@gmail.com Após inscrição aguarde a confirmação de sua seleção com a ficha de inscrição, a ser preenchida conforme categoria.

A temática é livre e os ensaios serão organizados de acordo como arte documental ou arte contemporânea.

Atenção: Este edital é restrito a pessoas que começaram a fotografar há pouco tempo e possuem menos de 3 exposições no currículo. Os 40 melhores projetos serão selecionados e participarão da noite de projeção de Novos Autores em fotografia.

Pedimos também que enviem por correio de 5 à 10 imagens impressas no tamanho 20X 25 sem montagem nem moldura para participar de um varal fotográfico.
Endereço: Arraial Fotográfico - Estrada do Mucugê, 436 – Arraial d´Ajuda – Porto Seguro – Bahia. CEP: 45816-000.

As imagens impressas enviadas ficarão como parte do acervo do evento Arraial Fotográfico que acontece anualmente.

Atenção: Só serão aceitos os trabalhos que tiverem enviado juntamente com o arquivo fotográfico o formulário de inscrição.

Encerramento das inscrições: 15 de novembro de 2008.

Arraial Fotográfico 2008

É com enorme satisfação que comunicamos a todos os nossos amigos e parceiros que a produção da segunda edição do Arraial Fotográfico já está sendo realizada. Após sucesso da primeira edição 2007 , e o Arraial Fotográfico in Rio 2008 realizado no Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro em fevereiro deste ano esperamos que esta nova etapa a ser realizada em Porto Seguro (nos distritos de Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva), seja ainda mais estimulante para o panorama fotográfico brasileiro.
Em reunião ocorrida no Rio de Janeiro em setembro deste ano com integrantes do Ateliê da Imagem, a data ficou consolidade este ano para os dias 1 ao dia 15 de dezembro. Não perca a oportunidade de participar desta oportunidade Cultural que promove e celebra a diversidade cultural Brasileira com muito orgulho.
Arraial Fotográfico
O melhor da fotografia do Brasil, aonde nasceu o País!

Compotas

Compotas
por Marco Antônio Portella